sábado, 2 de janeiro de 2016

Farófias


Ingredientes

6 0vos
750ml/1l leite
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de farinha Maizena
1 colher de manteiga
Limão
Pau de canela
Sal

Preparação


Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Levar 750 ml de leite ao lume médio com 6 colheres de sopa de açúcar, o pau de canela e uma casca de limão até levantar fervura. Deitar a pouco e pouco colheradas de claras batidas, que se viram. Quando voltar a levantar fervura retiram-se com uma espumadeira de rede para a travessa de servir. Faz-se isto até acabarem as claras em castelo.
Numa tigela à parte, bater as gemas com o restante açúcar, um pouco de raspa de limão e a colher de farinha Maizena. Avalia-se a quantidade de leite onde se cozeram as claras e se for necessário acrescenta-se os restantes 250ml. Ao leite junta-se a colher de manteiga e deixa-se ferver até manteiga derreter. Retira-se o pau de canela e a casca de limão e junta-se o leite às gemas, apenas para as temperar e de seguida juntam-se as gemas ao leite e leva-se ao lume mexendo sempre só até engrossar um pouco.
Regar generosamente as farófias na travessa com este molho. Pode servir-se com  bananas cortadas em rodelas ou polvilhar-se com amêndoa torrada picada e com canela.

HSC

3 comentários:

  1. Só o nome deixa-me a salivar. Gosto tanto e nunca fiz... Hei-de tentar.

    ResponderEliminar