quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Gaspacho andaluz


Ingredientes
3 fatias médias de pão de fôrma . 75 g
5 tomates maduros médios . 675 g
1 pepino caipira médio . 345 g
1 pimentão vermelho médio . 230 g
2 dentes de alho descascados . 10 g
5 colheres (sopa) de azeite . 50 g
2 colheres (sopa) de vinagre de cava . 30 ml
1 colher (sopa) de sal . 12 g
Preparação

Lave os tomates sob água corrente e retire os pedúnculos. Coloque-os numa panela com 1 litro de água a ferver e deixe por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, descasque os tomates e parta-os ao meio. Tire as sementes e despreze-as. Pique a polpa em pedaços médios e reserve.
Lave o pepino, descasque, corte ao meio, retire as sementes e corte-o em pedaços pequenos. Lave o pimentão, retire o pedúnculo, corte-o ao meio, retire as sementes e as fibras brancas internas. Parta-o em pedaços pequenos. Descasque os dentes de alho corte-os ao meio.
Coloque no copo do liquidificador os tomates, o pepino, o pimentão, o alho, o pão e o azeite. Bata por 30 segundos ou até ficar homogéneo. Adicione 1 litro de água e bata por mais 1 minuto. 
Misture o vinagre e o sal. Deite tudo para uma tigela ou terrina e cubra com filme plástico. Leve ao frigorífico por 2 horas, antes de servir.
Se preferir, sirva acompanhado por croûtons, presunto aos quadradinhos, ovo cozido picado. pepino aos pedacinhos e cebola picada. Mas tudo à parte para só se servir quem quiser.

HSC